Fórum dos pequenos hospitais alcança todo Estado
-
Ascom Nadal -
Com a reunião do Fórum dos Pequenos Hospitais realizada na manhã desta sexta-feira (18/11) na Câmara de Vereadores de Guaramirim , norte do estado, todas regiões de Santa Catarina tiveram oportunidade de falar sobre a situação econômica dos hospitais filantrópicos e fundações hospitalares. Isso não significa que os trabalhos estão concluídos, pois há reuniões do fórum previstas para 2012.
O Fórum dos pequenos hospitais é presidido pelo deputado estadual Mauro de Nadal (PMDB), que vem realizando estas reuniões para conhecer a realidade de cada instituição de saúde, como é feita a aplicação dos recursos e repasses do Sistema Único de Saúde. O evento recebeu autoridades da área da saúde das cidades de abrangência das associações de municípios AMVALI, AMFRI, AMUNESC e AMMVI.
O evento foi realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão de Saúde. Participaram os deputados Carlos Chiodini e Volnei Morastoni, prefeitos, vereadores e secretários municipais de saúde.
O deputado Mauro abriu o fórum fazendo um breve relato da situação geral dos pequenos hospitais catarinense e garantiu que a situação é deprimente. “O que vimos até agora é um cenário caótico, com hospitais endividados, sem capacidade de atendimento. Estas nossas audiências servirão para, junto com a Comissão de Saúde, desenvolver um relatório e apresentar alternativas de solução para a Secretaria de Saúde e executivo estadual”,ressaltou.
O presidente da Comissão de Saúde da Alesc, o deputado Volnei Morastoni reafirmou o propósito de elaborar um documento e apresentar ao governo para encontrar soluções para a situação dos hospitais catarinenses. Ele também disse que é o SUS é um exemplo de sistema para todo o mundo, mas que é preciso investimentos para oferecer tratamento digno para todos.
Durante o Fórum foi apresentado um levantamento pela Associação dos Hospitais de Santa Catarina (Ahesc), que fez um panorama do estado em que se encontram os leitos, atendimentos e estruturas das instituições de saúde. Dário Staczuck, presidente da Associação, comentou que em Santa Catarina são 182 pequenos hospitais, destes 43% não tem internação, porém do restante que possui, 77% estão nos hospitais particulares ou filantrópicos”.
O deputado Carlos Chiodini, vice-presidente da Comissão de Saúde lembrou que é preciso acima de tudo rever os investimentos por parte do governo federal nos estados e municípios. “Outro ponto que é preciso verificar com urgência é os valores de repasse da tabela SUS, que não cobre e nem supre as demandas dos hospitais, que atendem aos pacientes que chegam nos hospitais em busca de atendimento médico”, disse.
Entre os presentes no evento dois temas foram unanimidade, a revisão da tabela SUS e os investimentos e custeio dos hospitais. O presidente do Fórum, antes de finalizar disse que todas as informações foram importantes para chegar a uma solução viável, para que as pequenas instituições de saúde do Estado não fechem as portas.
Deixe um comentário